As discussões on-line são formas comuns das crianças comunicarem entre si. Nas salas de chat on-line existe sempre alguém com quem falar. Estes espaços on-line podem ser divertidos e seguros, desde que se saiba manter seguro. Antes do seu filho começar a participar em chats on-line, deve ser alertado para os riscos envolvidos e também saber como interagir com outras pessoas, de modo a poder proteger a sua própria identidade. Esta secção também contém informações sobre diferentes modos de conversação on-line, como, por exemplo, e-mail, chat, IRC e mensagens instantâneas.

  As alcunhas oferecem protecção

  As senhas são secretas

  Privacidade pessoal - O que deve ser dito ou não sobre o utilizador?

  A não esquecer


As alcunhas oferecem protecção
As pessoas utilizam, muitas vezes, alcunhas na Internet para protegerem a sua identidade real. A participação em chats com uma alcunha é, desta forma, segura. Não pode ser contactado, excepto se divulgar as suas informações pessoais. Este anonimato pode, contudo, levar as pessoas a comportarem-se inadequadamente e a utilizarem uma linguagem imprópria. Os grupos de discussão podem, muitas vezes, girar à volta de um grupo de utilizadores regulares.


As senhas são secretas
Para participarem em discussões on-line, os utilizadores criam, por vezes, um perfil ou identidade pessoal. Esta informação corresponde à descrição do utilizador, como um identificador ou alcunha utilizado na discussão. Os perfis são, geralmente, protegidos por senhas para evitar que as pessoas utilizem a identidade de outros. É sensato manter sempre a senha secreta.


Privacidade pessoal - O que deve ser dito ou não sobre o utilizador?
Os chats on-line proporcionam uma forma de as crianças falarem com outras crianças e de fazerem novos amigos, o que significa a partilha de algumas informações. As informações pessoais que permitem que a criança seja identificada, ou as informações de contactos (nome completo, morada e número de telefone), nunca devem ser divulgadas on-line. A protecção da privacidade on-line também requer que se perceba como as informações fornecidas podem ser utilizadas. Uma pessoa também pode ser identificada ligando os diferentes tipos de dados fornecidos, por exemplo, nome da escola, clube desportivo, zona de residência, etc.).

Deve haver todo o cuidado sobre a divulgação dos pormenores de contactos ou outras informações pessoais. Todas as fotografias enviadas ou as informações pessoais divulgadas a um estranho podem ficar disponíveis para toda a gente na Internet. Os diários on-line podem ficar disponíveis ao público em formato legível durante muitos anos. Após um texto ou uma foto ter sido publicada na Internet, o controlo sobre essas informações perde-se completamente. Esses dados podem ser facilmente copiados para muitas e diferentes localizações, e pode ser impossível removê-los completamente.


A não esquecer

  • Discuta com o seu filho os perigos de fornecer informações pessoais.
  • Em muitas situações, é recomendado que as informações pessoais sejam omitidas.
  • Nunca deve divulgar a sua senha a outras pessoas, nem mesmo aos melhores amigos. Também necessita de alterar regularmente a sua senha.
  • A Internet é um local público. Antes de publicar informações ou fotografias sobre si (e sobre outros), deverá lembrar-se que toda a gente tem acesso a esses dados. Para saber que informações estão disponíveis sobre si na Internet, utilize um motor de busca (por exemplo, o  Live Search em www.live.com) com o seu próprio nome como o termo de pesquisa.
  • As crianças necessitam de falar com os seus pais sobre as experiências negativas que têm on-line.

Consulte também:
Proteger a sua privacidade em salas de chat e utilizar mensagens instantâneas.