« Segurança na Internet
      

 

Construir a confiança gradualmente


Os pais enfrentam os mesmos desafios, independentemente de se tratar da Internet ou de outros passatempos das crianças. É importante para os pais saberem aquilo que as crianças são capazes de fazer e apoiá-las nessas actividades.

As crianças podem pretender manter privada a utilização da Internet. Elas podem não querer que os pais se envolvam nas suas tarefas da Internet, especialmente se pensarem que os pais irão restringir a sua utilização. É importante lembrar que a Internet é um excelente recurso, com imensas informações entusiasmantes e educativas. É também importante não exagerar nem colocar demasiados limites às crianças relativamente à utilização que dela fazem. Os riscos necessitam de ser entendidos, de modo a que as crianças fiquem seguras e tirem o máximo partido desta excelente ferramenta. As crianças aprendem experimentando, através de tentativa e erro. Se estiver interessado em utilizar a Internet e se estiver familiarizado com todo o que ela oferece, estará numa posição muito mais favorável para discutir esta questão com o seu filho. Será, então, mais fácil para si saber como ele utiliza a Internet, estabelecendo um diálogo constante que perdurará durante a adolescência.

Quanto mais souber sobre como o seu filho utiliza a Internet, mais fácil será identificar e explicar o que é aceitável e seguro. Ele pode ter grandes capacidades na utilização da tecnologia, mas a experiência de vida de um adulto pode ser incalculável para ajudar as crianças a entenderem como agir no mundo virtual.


Sugestões

Coloque o computador numa sala que seja utilizada por toda a família
Desta forma, falar sobre a Internet e manter a atenção sobre a forma como ela está a ser utilizada torna-se uma tarefa natural do dia-a-dia. Pode ser mais fácil falar sobre os problemas quando o computador está numa sala partilhada. Também pode utilizar a Internet em conjunto.

Discuta sobre a utilização da Internet
Mostre interesse sobre o que o seu filho e os amigos fazem on-line e off-line. Fale sobre as coisas maravilhosas e entusiasmantes que pode fazer Internet, bem como as dificuldades que pode enfrentar. Discuta com ele sobre o que deve fazer, no caso de se sentir incomodado em qualquer situação on-line.

Aprenda mais sobre como navegar na Internet
Se utilizar a Internet, é mais fácil para si determinar o que é uma boa prática para o seu filho, e ajudá-lo a encontrar material útil on-line.

Utilize a Internet em conjunto
Encontre sites que sejam adequados para o seu filho e aprenda a localizar informações úteis - planeie uma viagem de férias em conjunto, reveja sites educativos para auxiliarem o trabalho escolar, ou encontre informações sobre os passatempos ou interesses do seu filho. Ao navegarem em conjunto na Internet, também pode ajudar o seu filho a avaliar o interesse das informações que encontrar. Pode marcar os seus sites favoritos de modo a que estejam apenas à distância de um clique.

Estabeleça um acordo com o seu filho sobre como e quando utilizar a Internet
Pode ser útil acordar as horas e os sites que as crianças podem aceder na Internet. Necessitará de discutir este assunto com o seu filho e de tomar decisões com as quais todos concordem.

Mais informações
www.seguranet.pt

Este endereço dá-lhe directrizes sobre a utilização segura dos computadores, de modo a que todas as pessoas tirem o máximo partido da experiência na Internet.