« Segurança na Internet
      

 

Redes peer-to-peer: descarregar música, jogos e filmes


Pode fazer o download ou copiar, para o seu próprio computador, ficheiros contendo música, jogos ou filmes. O download é, geralmente, efectuado com um programa especial de partilha de ficheiros (Kazaa, DirectConnect, BitTorrent, etc.), que utiliza a tecnologia denominada redes peer-to-peer (p2p) ou ponto-a-ponto. Para descarregar ficheiros de uma rede peer-to-peer, necessita de partilhar ficheiros do seu próprio computador com outros utilizadores da rede. É possível que, durante este procedimento, um utilizador possa acidentalmente definir todos os ficheiros do computador com acesso de cópia.

Não se esqueça dos direitos de autor
As redes peer-to-peer são, por vezes, utilizadas para a distribuição de cópias não licenciadas de músicas e de filmes que violam a lei dos direitos de autor. É importante verificar a validade do site do descarregamento que o seu filho tenciona utilizar, de modo a assegurar que os direitos de autor sejam respeitados. Se não tiver que pagar pelo material é provável que o download seja ilegal.

A partilha de ficheiros pode fazer reduzir a velocidade da ligação da Internet. Os ficheiros copiados de uma fonte desconhecida também podem conter vírus. As redes peer-to-peer podem, por vezes, incluir material ilegal ou material inadequado para crianças. Apesar do nome do ficheiro poder indicar se o conteúdo é adequado para elas, o nome do download pode ter sido incorrectamente atribuído. Assim, o nome não deve ser visto como uma garantia. Em alguns casos, o nome do ficheiro pode não reflectir com exactidão o respectivo conteúdo.