Turvallisesti nettiin
 

Nesta secção, crianças e jovens podem ficar a saber como utilizar as informações de forma segura através de histórias animadas e interactivas. Além de informações sobre a segurança dos dados, as histórias também incluem algumas actividades.

Os alunos podem ler as histórias de forma independente, em pequenos grupos ou em conjunto com a orientação do professor. As histórias destinam-se a diferentes grupos etários, mas podem ser utilizadas de acordo com o nível de conhecimentos dos alunos.

Histórias para a faixa etária dos 7 aos 12 anos


A Floresta Infinita conta a história de Nicolau, uma criança com 9 anos de idade, que está a aprender a utilizar o computador e o correio electrónico. A história conta às crianças o que é a Internet e o que pode ser feito com ela, entre outras coisas. Ao mesmo tempo, é ensinado que a Internet também inclui alguns perigos contra os quais os utilizadores se devem proteger.

Os Novos Amigos da Ana é a continuação da história Floresta Infinita, cuja personagem principal é Ana, a prima do Nicolau. A história aborda a natureza pública da Internet, o comportamento na Internet, a publicação de imagens e os direitos de autor.

Histórias para a faixa etária dos 13 aos 16 anos


A história Grupo de Roma começa quando Ema, que faz parte do grupo de teatro da escola, recebe um documento de um amigo que conheceu num chat. A história aborda os direitos de autor, a protecção dos computadores e o significado das senhas.

Complicações e Incidentes é composta por pequenas histórias que tratam da exactidão das informações, das questões relacionadas com a publicação de fotografias e de textos, de encontro entre pessoas que se conheceram on-line e das redes peer-to-peer na Internet.

Para visualizar as histórias, é necessária uma aplicação de Flash. Se não tiver esta aplicação, clique aqui.